top of page
  • Foto do escritorDorizete Canani

Ansiedade

Atualizado: 23 de abr. de 2021


Ansiedade é normal, todo mundo sente. É uma reação natural em diversas situações da vida. Por si só não é problema. Ela é um estado psíquico natural, benéfico e muito importante pra sobrevivência humana.


As sensações normais são aquelas espontâneas e que não causam sofrimento emocional ou prejuízos na vida da pessoa. E as disfuncionais são aquelas surgem de situações aleatórias, nos causam sofrimento e não passam após algum acontecimento.


A diferença está no sofrimento da pessoa e no prejuízo que ela causa na vida.

Essa resposta humana tão natural que em doses corretas pode atuar como um condutor valioso para impulsionar os nossos propósitos, muitas vezes foge do nosso controle.


A ansiedade é considerada um problema clínico quando tem uma intensidade exagerada e persistência, tem interferência na vida social, pessoal e profissional, em todas as situações a pessoa apresenta os sintomas, tem pensamentos catastróficos, evita pessoas, situações ou ambientes, perde a sensação de tranquilidade e segurança, apresenta ataques de pânico frequentes.


A ansiedade começa a dar sinais de que está aumentando quando o coração começa a bater mais forte, a respiração fica difícil, curta e acelerada, sensação de asfixia, sudorese, calafrios, medo incontrolável de algo, tensão muscular, boca seca, náusea, tremores, fraqueza, desequilíbrio, sensação de desmaio.


Se você se identifica com uma ansiedade “exagerada”, que está lhe causando desconforto e sofrimento, busque ajuda de um psicólogo e psiquiatra.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page